Ode ao batom vermelho!

Tem coisa mais feminina?! Eu sou muito fã de batom vermelho, independentemente do que digam as lojinhas e as revistinhas de maquiagem! Clássico de todos os tempos e aliado da boca feminina, o batom vermelho está acima de qualquer época e modinha! Claro, claro, tem quem não goste, mas confesso que é uma cor chamativa e é preciso personalidade forte pra usar essa cor nos lábios com frequência.....

 
E, pesquisando sobre o tema do batom e dos lábios vermelhos pelo youtube, vejam só as pérolas que encontrei, hihihihi... apertem o play e se lambuzem de batom carmim! :)
Bem, e pra complementar o assunto.... fiz umas fotos dos batons vermelhos que mais venho usando ultimamente - não são todos -, mas são os que sempre vêm comigo pra qualquer lugar do mundo!

1) Batom vermelho em tons mate (mais opaco e sequinho, sabe?):
O primeiro é o "Russian red" da MAC e o segundo é o "Ruby woo" também da MAC!

 


2) Tons mais alaranjados:
O primeiro é o "Sephora Rouge" da Sephora (of course!) e o segundo é o "vermelho vivo" da Boticário (make B).

 

3) Modelos mais cremosinhos e brilhosos:
O primeiro é o "flirt alert" da Benefit e o segundo é o "temptation 166" da Rimmel London.

 

Naturalmente a lista das minhas preferências/ indicações não para por aqui, tem o "femme fatale" da Chanel, ect., etc., etc. .....

Mas, a intenção era lançar o tópico do batom vermelho, que ainda não havia sido tocado aqui no blog!

E claro, como não poderia deixar de ser, vamos ver um pouco da história do batom vermelho?!

Desde o Egito Antigo que já existem registros de elaborações cosméticas de um corante vermelho feito a base de algas marinhas, iodo e bromo. Como a tal fórmula era rica em ácido, ela trouxe inúmeras doenças  infectuosas para as mulheres e para aqueles seres que por elas eram beijados, de modo que, criou-se uma fama entorno de um tal "beijo da morte". Também existem registros de uma outra forma de corante vermelho para os lábios feito a base de besouros esmagados com ovos de formigas (blargh!)... Mas, o tom vermelho nos lábios das mulheres iria se consagrar especialmente no Renascimento, mais precisamente no século XVI, quando a Rainha Elisabeth I popularizou o batom vermelho e o pó de arroz utilizado como base em pó para a face. Foi a partir de então que a composição do batom foi evoluindo para componentes mais sofisticados - ou menos primitivos - a exemplo da cera de abelha, óleo de jojoba e derivados de outras plantas de coloração vermelha. O furor da tal moda do batom vermelho revolucionou o período. Na Inglaterra do século XVII, as mulheres maquiadas, consideradas "sedutoras dos homens" vieram a ser penalizadas pelo Congresso e pela figura do Pastor Thomas Hall, na "qualidade de criaturas do diabo". A coisa era mau vista a tal ponto, que em 1770 o Parlamento inglês lançou uma lei declarando que as usuárias do batom vermelho podiam ser consideradas bruxas. Até o século XVIII, de um modo geral, a maquiagem foi colocada na marginalidade na Europa Ocidental, tendo sido considerada algo próprio das prostitutas e das atrizes mais "ousadas". Enquanto isso, no Japão, as gueishas usavam e abusavam da maquiagem que já era um fetiche para os homens daquela cultura.  Apenas no século XIX é que o batom começa a ser bem visto na Europa, e a marca ou a mason francesa Guerlain foi uma das pioneiras a manufaturar o produto. Em 1884, o primeiro batom da história moderna foi introduzido pelos perfumistas parisienses. Ele era embrulhado em papel de seda feito com sebo de veado, óleo de mamona e cera de abelha. Devido a popularização do produto impulsionada pelas atrizes de Hollywood  das décadas de 20 e 30, a Elizabeth Arden e a Estée Lauder começaram a vender batons vermelhos em seus salões. A partir de então, a indústria americana iniciou a produção de mais variedades de cores como o rosa claro, lilás e vermelho escarlate. Já na década de 40, com a febre das pin-ups e aSegunda Guerra Mundial, o batom vermelho deu uma guinada. As escalas de produção tornaram-se mundiais, principalmente após a invenção das embalagens push-up em metal e do delineador para lábios, como os de hoje em dia.

Bem, espero que tenham curtido o post super trabalhadinho pra compensar a falta de assiduidade! Besos!
Share this article :
 
Support : Creating Website | Daviz Gotardo | Daviz Gotardo
Copyright © 2011. Ademodee - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Daviz Gotardo
Proudly powered by Blogger